Efetivando a prática educativa, temos procurado garantir às crianças a aquisição do auto-conhecimento através de diversas linguagens e, por meio destas, ter conhecimento e respeito pelas relações sociais, pelo convívio em grupo e pelo meio-ambiente. Na pré-escola, encorajamos desde cedo a criança a conhecer e a refletir sobre o mundo que a cerca e suas manifestações culturais, orientando-a através da pesquisa, da crítica e da participação efetiva no seu processo de construção pedagógico-educacional.
Do Grupo 2 ao Grupo 6, o ritmo e as necessidades individuais e grupais são respeitadas no planejamento pedagógico. Partimos do pressuposto de que a criança é um ser agente, capaz de, em sua atividade, transformar e atuar no mundo, a partir de sua aprendizagem que se dá através de um processo de construção grupal (social), sendo sua apropriação individual. Acreditamos em uma escola onde a criança se aproprie do conhecimento e não em uma escola onde a criança meramente incorpore este conhecimento passivamente.
Para que esta instigante tarefa aconteça com sucesso, os profissionais que integram nossa equipe de educadores - diretores, orientadores, professores, professores-especialistas (Educação Física e Música) e auxiliares - estão em constante sintonia com os pressupostos pedagógico-educacionais do Criarte.