O Projeto Pedagógico-educacional do Criarte apóia-se numa concepção construtivista de ensino e aprendizagem, que considera que a criança constrói conhecimento de forma ativa e participante, interagindo com os objetos sociais de conhecimento, construindo significados e atribuindo sentido sobre o mundo que a cerca. Esta perspectiva favorece uma postura investigativa e não receptiva, uma atitude mais autônoma frente ao conhecimento, visando à formação de uma criança crítica e participante de seu processo educacional.
Em um espaço privilegiado de 1.000 m2, com bastante área livre e muitas árvores, e contando com uma equipe de profissionais competentes, atualizados, cientes da sua prática educativa, garantimos às crianças um ambiente instigante às pesquisas, rico e seguro.
Não devemos esquecer que o universo de trabalho na escola é o conhecimento. Ampliar o universo cultural e as possibilidades de pensamento do sujeito é o principal objetivo da escola. Para dar conta deste propósito, a equipe de educadores do Criarte reflete constantemente a respeito das implicações e possibilidades de sua prática pedagógica, pois acredita que a integração entre cultura e educação acontece quando se assume uma função educativa, aproximando as crianças dos objetos sociais do conhecimento, integrando, neste trabalho, o modo de ser e pensar da criança com as características internas de cada área de conhecimento como manifestação cultural. Assim sendo, consideramos essencial uma abordagem lúdica e prazerosa em relação ao conhecimento, garantindo também o espaço para o brincar, tão fundamental para a faixa etária em que as crianças se encontram na pré-escola.
Garantindo a autonomia e o conhecimento do mundo através da afetividade, da crítica, da cooperação, do respeito, da diversidade, da possibilidade, promovemos o processo de alfabetização, criando oportunidades para que a criança reflita sobre a função social da leitura e da escrita, valorizando e organizando as descobertas e hipóteses das crianças sobre esse universo de representações, nas diferentes faixas etárias.