Projeto Pedagógico
O Projeto Pedagógico-educacional da Escola Criarte apoia-se na concepção construtivista de ensino e aprendizagem que considera que a criança constrói conhecimento de forma ativa e participante, interagindo com os objetos sociais de conhecimento, construindo significados e atribuindo sentido ao mundo que a cerca. Esta perspectiva favorece a postura investigativa e não receptiva, uma atitude mais autônoma frente ao conhecimento, visando à formação de uma criança crítica e participante de seu processo educacional.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Não devemos esquecer que o universo de trabalho na escola é o conhecimento. Ampliar o universo cultural e as possibilidades de pensamento do sujeito é o principal objetivo da escola. Para dar conta deste propósito, a equipe de educadores da Criarte reflete constantemente a respeito das implicações e possibilidades de sua prática pedagógica, pois acredita que a integração entre cultura e educação acontece quando se assume uma função educativa, aproximando as crianças dos objetos sociais do conhecimento, integrando, neste trabalho, o modo de ser e pensar da criança com as características internas de cada área de conhecimento como manifestação cultural.
Assim sendo, consideramos essencial uma abordagem lúdica e prazerosa em relação ao conhecimento, garantindo também o espaço para o brincar, tão fundamental para a faixa etária em que as crianças se encontram na educação infantil.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Garantindo a autonomia e o conhecimento do mundo por meio da afetividade, da crítica, da cooperação, do respeito, da diversidade, da possibilidade, promovemos o processo de alfabetização, criando oportunidades para que a criança reflita sobre a função social da leitura e da escrita, valorizando e organizando as descobertas e hipóteses das crianças sobre esse universo de representações, nas diferentes faixas etárias.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Efetivando a prática educativa, temos procurado garantir às crianças a aquisição do autoconhecimento por meio de diversas linguagens e, assim, ter conhecimento e respeito pelas relações sociais, pelo convívio em grupo e pelo meio ambiente. Na educação infantil, encorajamos desde cedo a criança a conhecer e a refletir sobre o mundo que a cerca e suas manifestações culturais, orientando-a através da pesquisa, da crítica e da participação efetiva no seu processo de construção pedagógico-educacional.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Do Grupo 1 ao Grupo 5, o ritmo e as necessidades individuais e grupais são respeitadas no planejamento pedagógico. Partimos do pressuposto de que a criança é um ser agente, capaz de, em sua atividade, transformar e atuar no mundo, a partir de sua aprendizagem que se dá através de um processo de construção grupal (social), sendo sua apropriação individual. Acreditamos em uma escola em que a criança se aproprie do conhecimento e não em uma escola na qual a criança meramente incorpore este conhecimento passivamente.
Para que esta instigante tarefa aconteça com sucesso, os profissionais que integram nossa equipe de educadores – diretores, orientadores, professores, professores especialistas (Educação Física e Música) e auxiliares – estão em constante sintonia com os pressupostos pedagógico-educacionais da escola Criarte.